Direitos e Deveres

De acordo com a Lei n.º 15/2014, de 21 de março os utentes têm direito a:

  1. Escolher o serviço e os profissionais de saúde, na medida dos recursos existentes e de acordo com as regras de organização.
    2. Decidir receber ou recusar a prestação de cuidados que lhes é proposta, salvo disposição especial da lei.
    3. Ser tratados pelos meios adequados, humanamente e com prontidão, correção técnica, privacidade e respeito.
    4. Ter rigorosamente respeitada a confidencialidade dos dados pessoais.
    5. Ser informados sobre a sua situação, as alternativas possíveis de tratamento e a evolução provável do seu estado.
    6. Reclamar e fazer queixa sobre a forma como são tratados e, se for caso disso, receber indemnização por prejuízos sofridos.
    7. Constituir entidades que os representem e defendam os seus interesses ou que colaborem com o sistema de saúde, nomeadamente sob a forma de associações.
    8. Os representantes legais dos menores e incapazes podem exercer os direitos que lhes cabem, inclusive de recusarem assistência, com observância dos princípios constitucionais.

De acordo, ainda, com a Lei n.º15/2014, de 21 de março os utentes têm o dever de:

  1. Respeitar os direitos dos outros utentes e dos profissionais de saúde.
    2. Observar as regras de organização e funcionamento dos serviços.
    3. Colaborar com os profissionais de saúde em relação à sua própria situação.
    4. Utilizar os serviços de acordo com as regras estabelecidas.
    5. Pagar os encargos que derivem da prestação dos cuidados de saúde, quando for caso disso.
Livro interativo
Guia do utente
Direitos e Deveres das famílias
Direitos e Direitos dos utentes (Inglês)
Direitos e Deveres dos utentes adaptado às crianças
Direitos e Deveres dos utentes
Direitos e Deveres do utente (Lei n.º 15/2014)

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