“O Guia Prático de Saúde é uma publicação portuguesa adaptada do original “Guía Práctica de la Salud”, editado pela Sociedade Espanhola de Medicina Familiar e Comunitária (semFYC).
O Guia apresenta um conjunto de recomendações úteis dirigidas aos utentes e seus familiares, sobre como lidar com doenças e problemas de saúde comuns. Estas recomendações, organizadas de forma intuitiva e com um conteúdo gráfico apelativo, podem facilmente ser fornecidas pelos profissionais de saúde no decorrer de uma consulta.
A adaptação desta obra para a realidade portuguesa foi realizada por uma equipa de 30 internos de Medicina Geral e Familiar, coordenada pela Dr.ª Alexandra Fernandes e com o apoio da APMGF. A obra foi revista e atualizada em 2013, pela Dr.ª Alexandra Fernandes e pela Dr.ª Inês Maio.”
(Fonte: https://apmgf.pt/cento_d_documentos/guia-pratico-de-saude/)
“A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou um manual de orientações na área da alimentação para profissionais de saúde e a população em geral. O trabalho foi elaborado pela equipa do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS).”
(Fonte: COVID-19 Orientações na área da Alimentação • Nutrimento)
“A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou o primeiro volume de um manual com “Medidas Gerais de Prevenção e Controlo da COVID-19”, onde apresenta as caraterísticas gerais da doença e do vírus, bem como os gestos e procedimentos que devem ser adotados diariamente pela população.
No manual, os autores descrevem de uma forma sumária as principais características da doença, como sinais, sintomas e vias de transmissão, que “permitem perceber a importância e razão das medidas preventivas a adotar”.
Entre as medidas preventivas, o manual destaca o distanciamento entre pessoas, a utilização de equipamentos de proteção, a higiene pessoal, nomeadamente a lavagem das mãos e etiqueta respiratória, a higiene ambiental, como a limpeza e desinfeção, e a automonitorização de sintomas, com abstenção do trabalho caso surjam sintomas sugestivos de Covid-19.
Na utilização de equipamentos de proteção, o documento destaca os cuidados a ter quando se usam máscaras, viseiras e luvas.
O manual apresenta também as medidas de higiene pessoal e de higiene ambiental. Desta forma, descrevem-se os cuidados a ter na desinfeção doméstica, como a descontaminação das zonas de contacto frequente (maçanetas das portas, corrimões, interruptores de luz, comandos ou teclados), e na lavagem da roupa (tanto em casa como nas lavandarias públicas).
Por fim, o documento refere as medidas de prevenção a adotar com o tratamento de resíduos e os sistemas de ventilação e ar condicionado, ressalvando que em espaços fechados devem abrir-se as portas ou janelas para manter o ambiente limpo, seco e bem ventilado. Ao longo do manual, é possível encontrar ícones clicáveis que remetem para normas e orientações da DGS, vídeos sobre os temas em questão e cartazes informativos para impressão.”
(Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2020/05/15/saude-e-atividades-diarias/)
Esta é uma presença online oficial do Governo dos Açores