A polimedicação refere-se ao uso simultâneo de múltiplos medicamentos. Esta situação é cada vez mais comum entre os idosos e pode ser definida de várias formas:
– Quando utiliza mais medicamentos do que os indicados.
Os idosos são a faixa etária que ocupa um lugar de destaque na sociedade atual, e a polimedicação pode apresentar riscos significativos. Alguns fatores de risco para a polimedicação incluem:
– Aumenta a probabilidade de interações medicamentosas
– Fadiga, confusão mental e diminuição da funcionalidade, fraqueza, desorientação, afetando negativamente a qualidade de vida
– Mais dispendioso para o paciente
Para mitigar esses riscos, é fundamental que os utentes tenham acompanhamento médico regular, revisão periódica de medicamentos e comunicação aberta com os seus profissionais de saúde. A individualização do tratamento e a conscientização sobre os riscos são essenciais para promover o uso seguro de medicamentos em idosos.
Esta sessão será um complemento para alertar sobre este risco real e incitar os utentes para a importância da revisão da medicação nas consultas de forma a garantir que os tratamentos sejam seguros, eficazes e adequados às necessidades individuais de cada um.
Esta é uma presença online oficial do Governo dos Açores