A implementação do Sistema da Qualidade é uma responsabilidade que recai no órgão de gestão e em cada um dos trabalhadores da Unidade de Saúde, devendo integrar e estar articulada com a estratégia global da instituição que, por sua vez, necessita de suporte para implementar os respetivos planos de melhoria, assim como os valores explícitos da Gestão da Qualidade, a saber:
Recebeu a 8 de fevereiro de 2016 o Certificado da Qualidade de Nível BOM, atribuído pelo Programa Nacional de Acreditação em Saúde, que se baseia no modelo ACSA (da Agencia de Qualidade em Saúde de Andaluzia), conforme resolução do Comité de Certificação, tendo-se tornado assim, no âmbito dos cuidados de saúde primários, a primeira unidade de saúde das ilhas dos Açores a ser certificada.
Em julho de 2017, e após a visita de acompanhamento efetuada pela equipa do Departamento de Qualidade na Saúde, o Comité de Certificação do Programa Nacional de Acreditação em Saúde comunicou a manutenção da certificação do “Nível BOM” (validade até fevereiro de 2021).
Em setembro de 2019, iniciou o processo de renovação da certificação, tendo sido objeto de avaliação externa a 9 de setembro de 2021.
Após 6 meses de estabilização (correção de não conformidades) e, por decisão do Comité de Certificação de 6 de abril de 2022 a Unidade de Saúde da Ilha do Faial obteve, pela segunda vez, a Certificação do Nível BOM (renovação 1).
No dia 8 de março de 2024, a USIFaial foi sujeita a Avaliação de Acompanhamento aos 2 anos e meio da certificação.
No dia 21 de março de 2024, o Comité de Certificação do Departamento da Qualidade em Saúde resolveu manter a Certificação no nível BOM à Unidade de Saúde da Ilha do Faial (validade até abril de 2027).
Sítios na net das entidades certificadoras:
Direção Geral da Saúde – Certificação em Saúde
Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía – Modelo ACSA
Esta é uma presença online oficial do Governo dos Açores