Qualidade

A implementação do Sistema da Qualidade é uma responsabilidade que recai no órgão de gestão e em cada um dos trabalhadores da Unidade de Saúde, devendo integrar e estar articulada com a estratégia global da instituição que, por sua vez, necessita de suporte para implementar os respetivos planos de melhoria, assim como os valores explícitos da Gestão da Qualidade, a saber:

1. Garantir a eficácia dos Processos e Subprocessos Organizacionais tendo em conta a missão, visão e valores desta unidade de saúde.
2. Focar a Qualidade do trabalho diário na perspetiva da satisfação, envolvimento e participação ativa dos utentes (doentes, familiares, comunidade) incentivando comentários, sugestões e opiniões e apresentando soluções aos problemas identificados nas reclamações efetuadas, assim como a eficácia e rapidez na resposta.
3. Centrar a Qualidade na satisfação, envolvimento e participação ativa dos profissionais encorajando-os a contribuírem para a melhoria dos serviços e na solução para os problemas e oportunidades de melhoria identificados, pela sua formação e desenvolvimento permanentes.
4. Assegurar a adequação das soluções às necessidades da instituição, dos utentes e dos trabalhadores.
5. Garantir o cumprimento dos requisitos legais e de normas de orientação em termos da governação clínica.
6. Garantir o cumprimento dos requisitos legais e de normas de referência para as áreas não clínicas (áreas de suporte).
7. Eliminação de riscos no local de trabalho garantindo, deste modo, a segurança dos doentes e dos trabalhadores.
8. Estabelecer cooperação e parcerias com entidades externas.
9. Garantir a melhoria da Qualidade como processo dinâmico que consiste na criação de condições conducentes ao reconhecimento por entidades externas (Acreditação) e sua progressiva melhoria com o objetivo de atingir níveis de excelência na prestação dos serviços.
A USIFaial efetuou a sua candidatura ao Modelo de Acreditação do Ministério da Saúde em janeiro de 2013, tendo iniciado o seu processo em 28 de novembro de 2013.

Recebeu a 8 de fevereiro de 2016 o Certificado da Qualidade de Nível BOM, atribuído pelo Programa Nacional de Acreditação em Saúde, que se baseia no modelo ACSA (da Agencia de Qualidade em Saúde de Andaluzia), conforme resolução do Comité de Certificação, tendo-se tornado assim, no âmbito dos cuidados de saúde primários, a primeira unidade de saúde das ilhas dos Açores a ser certificada.

A entrega do diploma foi feita em sessão pública no dia 12 de fevereiro de 2016 pelo Diretor Geral de Saúde, Dr. Francisco George, contando com a presença do então Secretário Regional da Saúde, Dr. Luís Cabral.
A 22 de Fevereiro de 2016 a USIFaial foi agraciada com um voto de congratulação pelo Município da Horta por ter obtido certificação da qualidade.

Em julho de 2017, e após a visita de acompanhamento efetuada pela equipa do Departamento de Qualidade na Saúde, o Comité de Certificação do Programa Nacional de Acreditação em Saúde comunicou a manutenção da certificação do “Nível BOM” (validade até fevereiro de 2021).

Em setembro de 2019, iniciou o processo de renovação da certificação, tendo sido objeto de avaliação externa a 9 de setembro de 2021.

Após 6 meses de estabilização (correção de não conformidades) e, por decisão do Comité de Certificação de 6 de abril de 2022 a Unidade de Saúde da Ilha do Faial obteve, pela segunda vez, a Certificação do Nível BOM (renovação 1).

No dia 8 de março de 2024, a USIFaial foi sujeita a Avaliação de Acompanhamento aos 2 anos e meio da certificação.

No dia 21 de março de 2024, o Comité de Certificação do Departamento da Qualidade em Saúde resolveu manter a Certificação no nível BOM à Unidade de Saúde da Ilha do Faial (validade até abril de 2027).

Sítios na net das entidades certificadoras:

Direção Geral da Saúde – Certificação em Saúde

Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía – Modelo ACSA

Portal dos açores Esta é uma presença online oficial do Governo dos Açores